Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

 ONG REMANESCENTE VERDE





GALERIA

Primeira Anterior ...          ... Próxima Ultima

ESPÉCIE QUE DÁ NOME AO LOCAL


(Imagem 4/8)

MACACO MURIQUI


O muriqui-do-sul ou mono-carvoeiro é um primata cujo nome científico é Brachyteles arachnoides. Considerado o maior entre os primatas do continente americano, encontrado originariamente na Mata Atlântica brasileira, consta da Lista Vermelha da UICN na categoria Em perigo crítico. É um dos primatas mais ameaçados do mundo.


Endêmico da Mata Atlântica do sudeste do Brasil (do sul da Bahia até o Paraná), sofre os efeitos do antropismo por várias vertentes:



  • destruição da floresta que é seu habitat original

  • caça ilegal nas áreas estatais preservadas

  • comércio ilegal em áreas privadas


No Brasil, país onde vive esta espécie, o macaco aranha é chamado de muriqui.
Com 150 cm de altura e quase 20 kg de peso, é o maior macaco do continente americano. O macaco aranha desloca-se agilmente de ramo em ramo graças às suas patas e cauda, particularmente bem adaptadas.
Este macaco só muito raramente desce ao chão e nunca abandonam os bosques onde vivem, ao longo da costa do Brasil. Há um século atrás cerca de 100.000 muriquis viviam tranquilamente nesses bosques.
Ainda restam uns 300 macacos aranha. Infelizmente não se reproduzem em cativeiro. O seu território ficou reduzido a uns dez por cento da sua espécie num único jardim zoológico do mundo.
Vivem entre 10 e 15 anos.